Pular para o conteúdo principal

Pula, Pola

Como já disse em outro post, na Istria (região na península), fala-se croata e italiano. Tanto as cidades como as ruas têm o nome nas duas línguas.
Esse fim de semana fomos à Pula. Desta vez, tive mais tempo para desfrutar, conhecer melhor e aproveitar. Passeamos, fomos na Arena, comemos muitíssimo bem, descansamos e ficamos de perna pro ar.
A Arena em si é a maior atração da cidade. Com 2000 anos, é um espetáculo a parte, algo que realmente nos faz pensar como o homem pode construir coisas belas. Entramos, peguei o tour guiado e fiquei imaginando os gladiadores, as pessoas que assistiam às lutas, como era a vida naquela época. Muita coisa mudou neste meio tempo, mas a energia do local permanece.
Uma das coisas que gosto muito desta região, é a arquitetura de influência italiana, acho um charme. Os prédios coloridos, meio que caindo aos pedaços, o uso de pedra nas casas, a maneira que construíam os bairros. Caminhar sem rumo pelas ruelinhas é uma das coisas que mais gosto de fazer. O mar dá um contraste lindo com as pedras brancas das casas. As ruas estão cobertas de flores, rosas e papoulas, um colorido único!
Sinto que voltei pra casa um pouco recarregada e com mais energia pra seguir!

P.S Estavámos com 30 graus no domingo e a previsão era de mudança no tempo, chuva e frio. Ontem acordamos com 9 graus e no caminho pra casa passamos por locais com a temperatura de 1 grau e tudo nevado! Incrível! Parecia inverno!!! Uma loucura.

1. Jura que não é Roma? 30C... que sonho por aqui Marilia, não passou dos 16C chorados e com muito vento.

beijos

1. hahah não é não!
      Sério? Sei que pela Suécia tb tá bem fresquinho...Aqui tava calorão!
      Beijo

2. Olá Marília! Tivemos um rápido contato por aqui em 2011. Não sei se está lembrada...Eu havia dito que minha mãe nasceu em Osijek.Veio para o Brasil em 1925. Está com 92 anos.
    Moro em SCatarina. Quase vizinha da sua querida PAlegre,rs!
    Espero contatos mais frequentes. Quero muito saber mais desse país. Abraço brasileiro.
    Vilma

3. Oi Vilma,

lembro sim. Que bom que apareceste por aqui! Com certeza, vamos nos falando por aqui e por mail!
    Abraço brasileiro da Croácia!

4. tudo tão bonito por aí! tão cheio de história! quanto ao tempo...está mesmo estranho! temperaturas altas e depois frio e granizo...depois volta a subir! está assim por cá, uma estranha primavera. Ou botas ou sandálias! beijinhos

5. Oi, Clúdia
    pois é, não é só aqui que o tempo tem estado estranho então! Beijinhos

6. Moro em Porto Alegre e no próximo dia 1 de junho desembarco em Zagreb. Espero não pegar tanto frio. As roupas já estão separadas e não tem nada pra um friozão desses.
    Vou ler todo o seu blog pra ver algumas dicas.
    Abraços

7. Oi, Ilienara
    nossa que coincidência! Acredito que até lá vai estar quente! Este tempo está totalmente fora de época.
    Se precisar de qualquer coisa, avisa!
    Abraço e bem vinda ao blog

8. Oi legal teu blog! Tô pensando em aproveitar passagem Paris-Pula . É difícil ir até Zagreg? ou não recomendaria em apenas 03 dias?

9. Oi, que bom que gostou!
    Têm ônibus direto todos os dias, dá umas 3h e pouco de viagem. Dá pra curtir Pula em um dois dias e no terceiro conhecer outro lugar. Eu visitaria algo mais perto e deixaria Zagreb pra uma outra viagem há vôos Paris-Zagreb pela easyjet que eu saiba!

10. Olá Marilia,

Moro na Alemanha e gostaria de ir com a minha filha de 13 anos por alguns dias visitar Pula,estamos procurando apartamento ou Ferien Wohnung,será que voce poderia ns indicar algo?Gostariamos de ficar perto de alguma praia sem tantos pedregulhos;)
    Obrigada!
    dellaeuropa@gmail.com

11. Oi! Infelizmente em Pula não conheço este tipo.de.acomodação. sugiro dar uma olhada no google!
    Quanto à praia tb não tenho ideia. Procure no google o blof da Marina,era uma brasileira qur morava lá,ela talvez possa te indicar!

12. Estou ansioso para conhecer a Croácia minha família por parte de mãe vieram de região de Zagreb. Se possível preciso de um roteiro mais em conta para viagem
    Muito Grato

1. Olá, nos falamos por mail e só agora vi o comentário!

13. Estou ansioso para conhecer a Croácia minha família por parte de mãe vieram de região de Zagreb. Se possível preciso de um roteiro mais em conta para viagem
    Muito Grato

14. Estou ansioso para conhecer a Croácia minha família por parte de mãe vieram de região de Zagreb. Se possível preciso de um roteiro mais em conta para viagem

15. Que legal!
    Minha agência tem roteiros, se quiser, olhe no nosso site www.kamauf-zagreb.com!

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb